A menina que roubava livros – Markus Zusak

Posted: December 9, 2012 in Resenha

A-menina-que-roubava-livros4

Bom, achei válido iniciar com um dos livros que fez mais diferença em muitos projetos meus. Li a menina que roubava livros há um bom tempo, como presente de natal. E… Devorei-o em dois dias.   Diga-se de passagem, no segundo dia estava em um churrasco e continuei lendo o livro. Tamanho o magnetismo que ele teve em mim.

Quanto à história, somos apresentados à narradora logo na contra capa do livro, na qual lê-se: “Quando a morte conta uma história, você deve parar para ler”.

A partir dessa frase, a Morte nos conta a história de Liesel Meminger, uma garota alemã que é adotada por uma família pobre da Rua Himmel e que se encontrou três vezes com a morte. Sobrevivendo aos três encontros.

O livro é dividido em 10 partes, cada parte possui o nome de um livro  considerado importante pela Morte na vida de Liesel. A narradora obtêm a história da garota de uma forma inusitada. Situado na alemanha nazista em plena Segunda Guerra, o livro aborda os conflitos nos quais os póprios alemães que não concordavam com o regime de Hitler, enfrentavam. E como era o crescimento de uma criança em plena guerra. Além é claro, de possuir certa crítica e ao mesmo tempo admiração quanto ao poder das palavras. De acordo com Liesel, Morte e Max (este último, um judeu refugiado posteriormente na história) as palavras foram a principal arma de Hitler. E ainda são a principal arma de quem encanta as pessoas. Seja pelo bem, seja pelo mal.tumblr_l73mlpq4uw1qbsidzo1_500

Bom, Markus Zusak soube muito bem como me “encantar” com essa história. Foi um dos livros que me levou ao “quase choro”. Nunca chorei lendo. Mas ao final do livro… Bem, foi quase.

É um livro que recomendo para os amantes de drama. Também para aqueles apaixonados pelo obscuro, para quem busca uma visão diferente sobre a Segunda Guerra. Ou simplesmente, se quiser conhecer uma nova boa história.

Leave a comment